terça-feira, 26 de junho de 2012

...vãs ilusões do mundo...

"Que fique claro. Nada tenho contra a alegria e a festa e, pelo contrário, prezo-as muito. Nada tenho contra o futebol como jogo, que aprecio quando bem jogado. Nada tenho contra ver os meus concidadãos entusiasmados, a saírem para a rua para festejarem até altas horas da noite. Antes isso do que vê-los deprimidos e cabisbaixos, a dizerem constantemente mal da vida, do país e do mundo e a não terem outra conversa senão mexericos, doenças e dores. Somente preferia vê-los felizes e não eufóricos, verdadeira e profundamente alegres e não mera e fugazmente exaltados por aquilo mesmo que, no momento seguinte, perante outro resultado da selecção, os vai deprimir e fazer voltar à mesma vidinha triste de sempre. E sobretudo gostava de os ver, com o mesmo e até maior entusiasmo, a tudo fazerem por uma sociedade mais consciente, ética e justa, que inverta o actual rumo de exploração dos homens, dos animais e do planeta. E, em vez de idolatrarem um conjunto de homens iguais a eles, tudo fazerem para prezar e ser fiéis ao melhor de si próprios, sem anestesiarem a voz da consciência e alienarem a energia de transformação na busca de excitação e distracção a todo o custo. Sei que as massas humanas dificilmente saem deste processo, desde antes do circo romano. Mas procuro cumprir o dever de todos nós: sermos testemunhas conscientes e críticas, mas nunca amargas, das vãs ilusões do mundo, reconhecendo-as primeiro que tudo em nós mesmos. E vejo que não estou só. Que os mais conscientes se unam em prol de uma sociedade mais desperta, responsável e livre."

-Paulo Borges



Não preciso de fazer qualquer tipo de comentários, ele já disse tudo aquilo que eu poderia tentar dizer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fica à vontade para comentar :)